Pode-se dizer que a tecnologia evoluiu mais nas últimas décadas que em todo o século passado. São incontáveis e impressionantes avanços tecnológicos e muitos já estão ao alcance das nossas mãos.
Embora os avanços sejam surpreendentes para a maioria, especialistas trabalham dia e noite no desenvolvimento de novas tecnologias e práticas que estarão presentes cada vez mais na nossa rotina pessoal e, principalmente, profissional.
Separamos neste artigo 5 tendências tecnológicas apontadas pelo Gartner para os próximos anos. Acompanhe:
1. IoT e Machine Learning
A Internet das Coisas, (IoT, do inglês Internet of things) já se consolidou em diversos segmentos e a cada dia traz novidades e promessas para facilitar a vida dos usuários. A grande tendência agora envolvendo a IoT é o aumento da automação de processos.
Os sistemas serão capazes de aprender com o comportamento humano de acordo com padrões de decisão utilizados, possibilitando assim que o tempo de execução de certas tarefas se torne mais curto e o processo seja mais otimizado. Isso será feito através do Machine Learning, tecnologia que permite às máquinas aprenderem como o cérebro humano.
A segurança dos usuários com relação aos limites de acesso e autonomia das máquinas é um assunto que, segundo o próprio Gartner, é levado com bastante seriedade e controle. Haverá limite de acesso e poder por parte das máquinas, permitindo que os usuários sejam responsáveis por tomadas de decisão com graus maiores de importância.
A conexão de dispositivos também segue como grande tendência para o mercado tecnológico, permitindo que os usuários tenham seus gadgets interligados e sincronizados, com tecnologia em nuvem e facilidade de utilização.
2. Análise Aumentada
A análise aumentada segue padrões de Machine Learning para aprimorar a forma como os conteúdos são criados, consumidos e compartilhados. Utilizando inteligência aumentada com foco em áreas específicas, podemos obter análises mais completas das necessidades e interesses consumidores, obtendo mais qualidade na forma de produzir conteúdos, catalogagem e distribuição.
Segundo o Gartner, em 2020 mais de 40% das funções relacionadas à ciência dos dados serão automatizadas, aumentando a produtividade e qualidade dos estudos científicos. É um avanço nas metodologias de inteligência dos negócios (BI – Business Intelligence) que transformará e otimizará as pesquisas em diversos campos de estudo, tornando-as mais acessíveis e impulsionando o conhecimento de forma mais neutra e concreta.
3. Digital Twins — Os gêmeos digitais
A tecnologia dos Gêmeos Digitais é outra tendência destacada pelo Gartner para o futuro próximo. A tecnologia de ponta trabalha com uma versão digital de um sistema ou entidade.
Funciona como uma representação virtual que permite criar previsões de negócios, resultados de movimentações de mercado e permite aos gestores analisar diversas situações improváveis, além de analisar o funcionamento de práticas de trabalho e oferecer medidas de melhoramento.
Os novos estudos mostram também a utilização dos Digital Twins, Big Data e Inteligência Artificial para apontar para novas oportunidades de mercado por meio da análise dos dados coletados na representação digital.
Algumas das vantagens apontadas pelo Gartner são a melhoria nos processos de manutenção preventiva e previsível, além do aumento da confiança nos processos, otimização das práticas e redução de custos.
4. Experiência Imersiva
A forma de interação entre usuário e tecnologia tem mudado constantemente por meio de realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista. Bastante conhecida nos filmes de super herói, a interação e forma de manusear as máquinas está chegando cada vez mais próximo do que vemos nas grandes telas do cinema.
Não somente como o foco no entretenimento, o avanço da tecnologia já permite que operemos nossas máquinas com um pouco mais de naturalidade, como se estivéssemos conversando com um assistente ou auxiliar. Tais mudanças transformam drasticamente a experiência que temos com os avanços tecnológicos e tornaram sua usabilidade cada vez mais simples e impressionante.
Segundo a pesquisa realizada pela gigante tecnológica, 70% das empresas estarão ao menos testando algum tipo de tecnologia de realidade virtual até 2022, aumentada ou mista, para consumo e entretenimento ou processos de produção e 25% delas já as terão implantado em suas formas de produção.
5. Computação Quântica
O desenvolvimento das formas de processamento de dados das máquinas impactam diretamente no andamento das indústrias e no funcionamento do mercado. Isso permitirá avanços que otimizam diversas áreas de atuação, desde estudos químicos e interações atômicas, desenvolvimento de novos remédios, práticas medicinais a processos relacionados à energia sustentável, medidas protetivas ao meio ambiente, etc.
O desenvolvimento de sistemas baseado em computação quântica também já apresenta estudos nessa nova forma de lidar com o processamento de dados, aumentando a segurança dos usuários e coibindo a ação de hackers, invasões e fraudes bancárias, por exemplo.
A tecnologia já é parte do nosso dia a dia em praticamente todas as tarefas que executamos, seja no envio de um e-mail, acompanhando notícias ou nas notificações via smartphone. Os avanços proporcionam não somente uma melhoria na qualidade de vida dos usuários por facilitar os processos e automatizar certas tarefas que costumavam tomar grande parte do nosso tempo, mas ampliando as oportunidades no mercado para novos profissionais e novos ramos de atuação.
A BHS é parceira do Gartner e busca aumentar a eficiência e a qualidade dos nossos processos e serviços. Os métodos, práticas e ferramentas são aplicáveis a todas as áreas e buscam aprimorar o trabalho desenvolvido.
Gostou da nossa matéria? Clique aqui e conheça mais sobre a BHS e as soluções para todo tipo de negócio!